sexta-feira, 20 de abril de 2007

Dicas de Nutrição

Alguns alimentos são bem parecidos entre si e podem nos dar a impressão de que tanto faz consumir um quanto o outro, pelo menos no que diz respeito à saúde e nutrição, mas não é bem assim, confira abaixo algumas dicas.

Bife ao ponto ou bem passado ?
Dê preferência à carne ao ponto. A altíssima temperatura a que a carne é exposta para deixá-la bem passada é um perigo. Altera as propriedades do alimento e facilita a liberação de substâncias cancerígenas. Se o bife for feito na brasa, pior ainda. A queima do carvão aumenta ainda mais a presença dessas substâncias. O problema da carne malpassada é o risco de contaminação por bactérias.

Filé de salmão ou posta de salmão ?
Fique com a posta. Além de mais saborosa, ela contém ácido graxo ômega-3, que tende a se concentrar ao redor da espinha do peixe. O ômega-3 é um tipo especial de gordura que ajuda na prevenção contra infartos e derrames, ao baixar os níveis de triglicérides e LDL, o colesterol ruim.

Lombo de porco ou coxa de frango ?
É puro mito essa história de que as carnes de aves são sempre mais saudáveis que a de porco.

É preciso levar em conta que os diversos cortes das carnes apresentam uma composição nutricional diferente. O lombo de porco, por exemplo, tem menos gordura saturada (a pior de todas as gorduras) e menos colesterol que a coxa de frango com pele. Já esta sem pele é melhor que o lombo.

Ovo branco ou caipira ?
Caipira. O ovo caipira possui concentrações mais elevadas de carotenóide que o ovo branco. Trata-se da substância responsável pela cor alaranjada ou amarelada de diversos alimentos. O carotenóide faz bem à pele e à visão.

Azeite virgem ou extra-virgem ?
Extraído da primeira prensagem da azeitona, o azeite extravirgem é menos ácido e de melhor qualidade que o azeite virgem. Além disso, possui um teor mais alto de substâncias que ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares – os compostos fenólicos e os ácidos graxos.

Amendoim ou Castanha-do-Pará ?
Diferentemente do amendoim, a castanha é rica em gorduras benéficas: as monoinsaturadas e as poliinsaturadas, que ajudam a baixar os níveis de colesterol ruim e aumentar os de colesterol bom. Além disso, contém selênio, mineral que previne alguns tipos de câncer, entre eles o de próstata. Já o amendoim tem altas concentrações de gordura saturada, aquela que, em excesso, pode levar ao entupimento arterial.

Queijo branco light ou ricota ?
Do ponto de vista calórico, os dois tipos de queijo são semelhantes – 40 calorias, em média, por fatia (o equivalente a 30 gramas). Opte, no entanto, pelo queijo branco, porque ele oferece 30% a mais de cálcio – 130 miligramas por fatia. O mineral é um grande aliado da saúde dos ossos.

Fonte: Veja Online
nutricionistas: Cristina Menna Barreto, Mariana Del Bosco e Fabiana Jarussi


Nenhum comentário: